6 livros preciosos sobre amizade

Cena do filme Meu pé de laranja lima (2012), de Marcos Bernstein |

A memória de uma amizade eterna, de Gail Caldwell
Compre na [Saraiva] [Travessa] [Amazon]

Uma história real sobre a amizade entre as escritoras Gail Caldwell e Caroline Knapp. Entre conversas sobre os respectivos trabalhos e confidências, as duas se tornam amigas íntimas. Em 2002, Caroline Knapp morreu. "Que Caroline fosse insubstituível era uma lealdade agridoce: sua morte era o que eu tinha agora". Foi eleito um dos melhores livros de 2010 pela revista Time e pelos jornais NY Times e USA Today.

Os quatro amores, C.S. Lewis
Compre na [Amazon] [Travessa] [Saraiva] [Cultura]

Filósofo de formação cristã, C.S. Lewis faz uma análise sobre o amor, distiguindo-o em quatro formas distintas: uma delas é a amizade, caracterizada como uma ligação robusta entre duas pessoas que compartilham interesses ou aspectos da própria vida. Segundo Lewis, esta é a menos natural das formas de amor, já que não é biologicamente necessária. Mesmo assim, é fundamental para a construção da sociedade.

Longe é um lugar que não existe, de Richard Bach
Compre na [Amazon] [Saraiva]

Rae Hansen convida o amigo Richard Bach para sua festa de aniversário. Apesar da distância, ele fará de tudo para chegar até a casa da jovem e comemorar a ocasião. A narrativa trata de como Bach chega até lá e sobre o presente que ele entrega à amiga. O livro é repleto de metáforas, ao estilo de O pequeno príncipe."-- Rae! Obrigado por me convidar para a sua festa de aniversário! Sua casa fica a mil quilômetros da minha e viajo apenas pela melhor das razões. E uma festa para Rae é a melhor e estou ansioso para estar ao seu lado". Quer uma demonstração mais bonita de amizade?

De amor e amizade – crônicas para jovens, de Clarice Lispector
Compre na [Amazon] [Cultura] [Travessa] [Saraiva]

O livro reúne 44 textos de Clarice Lispector sobre, bem, amor e amizade. A seleção das crônicas foi feita pelo historiador e editor Pedro Karp Vasquez e apresenta um recorte da obra da escritora para o público jovem. Os textos trazem diversas reflexões para quem está começando a conhecer as coisas boas -- e dolorosas -- da vida.

Meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos
Compre na [Amazon] [Cultura] [Travessa] [Saraiva]

Com o pai desempregado e uma mãe que passa o dia trabalhando em uma fábrica, Zezé, com apenas seis anos, precisa tomar conta do irmão mais novo. Mesmo com vários irmãos, ele se sente só e acaba construindo uma amizade sólida com um pé de laranja-lima, para quem revela seus mais profundos sonhos e segredos, e encontra, na fantasia, motivos para viver. Publicado pela primeira vez em 1968, o livro já foi traduzido para 52 línguas e lançado em 19 países; também ganhou adaptações para telenovela, quadrinhos e cinema.

É para isso que servem os amigos – Peanuts, de Charles, M. Schultz
Compre na [Amazon] [Saraiva]

As tirinhas de Peanuts atravessam, incólumes, várias gerações. Em 250 historietas, Charlie Brown e Snoopy revelam o que é amizade. As tirinhas de Schultz foram publicadas diariamente ao longo de quase 50 anos; estima-se que tenham atingido um público de 355 milhões de pessoas.