Animações baseadas em Bukowski são de levar lágrimas aos olhos


A fama precede o poeta norte-americano Charles Bukowski; há uma razão para seu apelido ser "velho safado". Porém alguns de seus poemas são tocantes e capazes de encher de inspiração seus leitores.

Morto em 1994, aos 73 anos, Bukowski sempre sonhou viver pela sua obra e ser reconhecido por ela. Era dissoluto, e seus escritos iniciais demonstram bem esse comportamento; segundo o próprio, boa parte de sua obra é autobiográfica. Cada linha tange um sentimento: nojo, repulsa, raiva, paixão, melancolia, riso. E às vezes introspecção e motivação.




O estilo passional de Bukowski foi disseminado em gerações de novos escritores e a artistas. Alguns deles resolveram então homenagear o poeta através de animações baseadas na sua obra. Os vídeos são uma brecha para a poesia do velho safado, mas se você observar bem, verá que são janelas para dentro de si próprio.

A propósito, quando tiver um tempinho leia essa entrevista de John Martin, editor de Bukowski, para a Revista Vice.









Plus

O vídeo abaixo é uma animação que tem como fundo uma conversa entre Bukowski, sua esposa e John Martin, durante a sessão de entrevistas para o clássico Run with the hunted – a Charles Bukowski reader.