Conheça o livro de negócios recomendado por Buffett e Gates


Livros de negócios visitam com considerável frequência a lista dos mais vendidos. Muitas vezes se misturam com o gênero autoajuda. Porém se você perguntar a Warren Buffett qual o livro que ele recomendaria a um empresário, ele diria Business adventures, uma coletânea de artigos escritos por um jornalista na década de 60. Foi o que o magnata recomendou a Bill Gates.

O livro não segue a surrada fórmula da categoria. Publicado em 1969, Business adventures consiste em uma coletânea de artigos escritos pelo repórter John Brooks e publicados na revista New Yorker. O detalhe é que eles narram os bastidores de grandes companhias na época, como Xerox, Ford e General Electric.

Compre por aqui

· Business adventures
Amazon
Cultura
· Resumo em inglês
Cultura

"As pessas mais céticas devem questionar como um punhado de matérias dos anos 60 poderiam se relacionar com os negócios de hoje em dia. Com certeza muitas particularidades sobre business mudaram. Mas os fundamentos continuam os mesmos. Os insights bastante profundos de Brooks sobre negócios continuam tão relevantes hoje quanto eram na época em que foram publicados", disse Bill Gates em um artigo escrito para o The Wall Street Journal.

Em suas 468 páginas são descritas, por exemplo, as histórias de um desastre financeiro onde a Ford perdeu US$ 350 milhões, a ascensão meteórica da Xerox e os escândalos na General Electric. São histórias que ajudam a compreender o complicado mundo corporativo.

"Diferente de muitos autores e jornalistas de negócios atuais, Brooks não construiu seu trabalho ao redor de breves lições de 'como fazer', ou explicações simplistas para o sucesso. Você não vai encontrar quaisquer tipos de lista na sua obra. Ele escreveu longos artigos que emolduram certas questões de problemas da empresa, explorando-os em profundidade", destacou Gates.

Outro livro pouco conhecido recomendado por Buffett é o The intelligent investor, de 1949. Segundo o bilionário, é o melhor título sobre o assunto que ele já leu.

Business adventures não tem versão em português, mas é possível comprar pela Amazon norte-americana ou pela Livraria Cultura.