Projeto 'hipertextualiza' contos de Machado de Assis


Se você quer conhecer melhor e se aprofundar na obra de Machado de Assis, precisa conhecer o Machadodeassis.net. O site simplesmente mostra todas as relações hipertextuais contidas nos contos e romances do escritor com links apontando para as referências. Isso tudo -- sim, é muita coisa -- de graça.

Resumindo: toda a obra de Machado de Assis. Hipertextualizada. Gratuita. Na internet.

O projeto é encabeçado pela pesquisadora Marta de Senna em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa, órgão ligado ao Ministério da Cultura, junto a cinco bolsistas de iniciação científica, uma webdesigner e um técnico em informática. Senna tem pós-doutorado nas áreas de Filosofia e Literatura pela Universidade de Oxford e já publicou dois livros sobre Machado de Assis: O olhar oblíquo do bruxo e Alusão e zombaria, além de ter organizado outros dois.

"O objetivo deste projeto é oferecer ao usuário da internet uma edição fidedigna - com o texto cuidadosamente estabelecido - dos romances de Machado de Assis, na qual ele tenha acesso direto, através dos hiperlinks, às referências e alusões feitas pelo autor, bem como a informações sobre os locais citados pelo escritor em seus romances", informa o website.

A ideia veio em 2000, e desde 2005 é desenvolvida "intensamente". O site também conta com uma bibliografia básica que reúne cerca de trinta títulos sobre o autor carioca. O público-alvo são pesquisadores da área de literatura, porém nada impede leitores apaixonados de consultarem as obras. Se algum valor comercial fosse atribuído a todo o trabalho de pesquisa e disponibilização, não seria nada barato.