Enciclopédia das cantatas de Bach é lançada no Brasil


Se tem um cara que influencia profundamente a música ocidental até hoje, ele se chamou Johann Sebastian Bach (1685 – 1750). É possível notar o dedo do alemão até em clássicos do rock, como Whiter shade of pale, maior sucesso da banda britânica Procol Harum. Posteriormente, teóricos convencionaram que o fim do período barroco da música seria marcado com a data da morte de Bach. Daí é possível notar a importância do maestro.

As composições de Bach também foram objeto de vários estudos acadêmicos. O mais conhecido é As cantatas de Bach, tese escrita pelo seu conterrâneo Alfred Dürr (1918 – 2011), que também atuou como diretor do Instituto Sebastian Bach, em Göttingen entre 1962 e 1981. Agora, pela primeira vez a obra ganha uma versão no Brasil, traduzida diretamente do idioma original – o resultado foi um catatau de 1.406 páginas.

O trabalho pesado de tradução foi feito pelos doutores em língua alemã Claudia Sibylle Dornbusch e Stefano Paschoal, com revisão técnica do doutor em música Marcos da Cunha Lopes Virmond. A edição em português ficou a cargo da Edusc (Editora da Universidade do Sagrado Coração), que trabalhou durante cinco anos na adaptação. O preço promocional sugerido é de R$ 100, um valor módico se comparado com a edição em inglês, que pode ser encontrada por mais de mil reais.

Compre por aqui e ajude o Livreiro

Livraria Cultura [versão impressa]

Para o autor do prefácio, José Fernando Perez, a obra de Alfred Dürr aborda em detalhes cada uma das cantatas. “Ele apresenta o contexto histórico da composição, o texto de cada movimento cantado, estuda a relação do texto com o evento a que se refere à peça e discute a estrutura musical. É, sem dúvida, a grande referência para o conjunto dessa obra", explica.

A sugestão é que você não coloque o livrão na lista de leituras obrigatórias. As cantatas de Bach é uma obra de referência, tal como dicionários e enciclopédias, e não destinada à leitura linear. Entretanto o livro não precisa ser privilégio dos estudiosos. “Para o amante da música será a leitura que lhe permitirá um entendimento melhor da obra para acompanhar a audição e lhe propiciar mais prazer. Para o especialista, será a referência indispensável na análise de cada uma das peças", afirma.

Ficha técnica

Título: As Cantatas de Bach
Autor: Alfred Dürr
Tradução: Claudia Sibylle Dornbusch, Stefano Paschoal
Revisão técnica: Marcos da Cunha Lopes Virmond
Número de páginas: 1.406
Formato: 16 x 23 cm
Preço promocional para 2015: R$ 100,00
ISBN: 978-85-7460-403-9