Você acha que é tarde demais para ser escritor?

imagem: New Old Stock | 
Você acha que é tarde demais para começar a escrever livros? Faz sentido, já que Jack Kerouac publicou sua obra mais célebre aos 26 anos. Mas para vários autores hoje renomados a história foi um pouco diferente. A escritora britânica Rosamunde Pilcher começou a escrever na faixa dos 20 anos, mas o livro que lhe rendeu fama internacional -- Os Catadores de Conchas -- só foi publicado em 1988, quando ela somava 65 anos [a propósito, ela ainda está viva].

Essas e outras informações estão em um infográfico interativo criado pelo pessoal da Blink Books. Eles coletaram dados de escritores mais recomendados pela BBC Big Read e combinaram com os que mais venderam títulos entre 2001 e 2014, segundo a Nielsen Bookscan.

"Os autores da [lista] big Read dominam como os mais jovens a terem seus livros publicados. Jack Kerouac foi o primeiro a ser publicado, com apenas 21, e Daphne do Maurier, F. Scott Fitzgerald, Leo Tolstoi e Nevil Shute foram [publicados] todos com 25 anos de idade", informa. O infográfico também aponta que Richard Adams nunca publicou nada antes dos 53 anos. Alexander McCall Smith só viu seus livros saírem do prelo aos 50.

Não custa tentar. nem todos têm a sorte de um Douglas Adams, que já entrou no mercado emplacando um sucesso de vendas, mas o segredo é a persistência.

Clique na imagem abaixo para acessar o infográfico.