Livro “O Problema do Ser em Aristóteles” ganha versão em português



“Há uma ciência que estuda o ser enquanto ser e seus atributos essenciais.” Essa afirmação de Aristóteles no início de um de seus livros da “Metafísica” pode parecer banal depois de vinte séculos de investigação metafísica. Mas não é.

Pierre Aubenque, professor emérito da Universidade de Paris – Sorbonne e secretário-geral do Instituto Internacional de Filosofia, mostra a importância de retomar este tema em Le problème de l’être chez Aristote – Essai sur la problématique aristotélicienne. O livro, publicado na França em 1962 pela primeira vez e editado em 1966, é agora lançado pela PAULUS sob o título O problema do ser em Aristóteles.

Compre por aqui e ajude o Livreiro

Livraria Saraiva [versão impressa]
Livraria Cultura [versão impressa]
Livraria da Travessa [versão impressa]

Trata-se de uma tradução disposta em duas partes que dialogam procurando respostas para as significações múltiplas do ser. Dialética, ontologia, teologia e física são algumas vertentes das quais Aubenque se serve para apresentar a problemática ao leitor. “Nossa ambição é simples e se resume em poucas palavras: não pretendemos fornecer novidades sobre Aristóteles, mas, ao contrário, tentar desaprender tudo o que a tradição acrescentou ao aristotelismo primitivo”, explica.

A obra mostra que o problema do ser é o menos natural de todos; aquele que nem o senso comum, a filosofia pré-aristotélica e a tradição imediatamente posterior se colocaram enquanto tal e que tradições outras que as ocidentais nunca abordaram. “O problema do ser é o mais problemático de todos, não somente no sentido de que já é um problema de saber por que nós nos questionamos acerca dele”, enfatiza o autor.

O trabalho é excelente contribuição para quem deseja mergulhar em um dos temas mais instigantes e discutidos do pensamento do filósofo, além de incentivar profundas reflexões neste campo de estudo.

Da tradicional coleção Filosofia, O problema do ser em Aristóteles com bibliografia para consulta, notas de referência e índices de passagens citadas de Platão e Aristóteles, entre outros elementos, tornando-se uma importante ferramenta para alunos, professores, profissionais da área e todos aqueles interessados em aprofundarem seus conhecimentos.

Sobre o autor

Pierre Aubenque é professor emérito da Universidade de Paris – Sorbonne e secretário-geral do Instituto Internacional de Filosofia. Pela PAULUS, em coedição com Discurso Editorial, também publicou a tradução de seu livro A prudência em Aristóteles (2008).

(imagem: capa/divulgação)
Livro

Título: O problema do ser em Aristóteles
Autor: Pierre Aubenque
Coleção: Filosofia
Acabamento: Costurado
Formato: 16 cm x 23 cm
Páginas: 504
Preço: R$ 75,00
Áreas de interesse: Filosofia e Ciências Humanas

Com informações da Assessoria/Paulus.