Livro: A Aventura da Filosofia

Martin Heiddeger |

Em seu novo livro, A aventura da filosofia Vol. 2, o filósofo brasileiro Paulo Ghiraldelli Jr. continua sua jornada pelos grandes pensadores. Desta vez, embarca na filosofia contemporânea partindo do pensamento de Nietzsche para chegar aos filósofos do século XX. Uma viagem em que a análise é de combate.

Compre por aqui e
ajude o Livreiro

A aventura da filosofia vol. 2 –
de Heiddeger a Danto

Amazon
Cultura
Ponto Frio
Livraria da Folha

Leia também

A aventura da filosofia –
de Parmênides a Nietzche

Amazon
Cultura
Ponto Frio
Livraria da Folha

No segundo volume de A aventura da filosofia vol. 2 – De Heidegger a Danto, Ghiraldelli mostra, em linguagem bastante clara, e atraente, um painel do pensamento contemporâneo – utilizando, na análise, um arco que compreende desde o pensamento de Friedrich Nietzsche (1844-1900), que serviu de influência para os filósofos do século XX, como Martin Heidegger (1889-1976), até o surgimento de três grandes teorias que revolucionaram o modo de compreensão da filosofia contemporânea: o darwinismo, o marxismo e o freudismo. É um panorama instigante. Marx, Freud e Darwin, entre muitos outros nomes que, com suas ideias, revolucionaram o modo de enxergar o ser humano, proporcionam ainda mais lugares a visitar nesta aventura.

A chamada filosofia contemporânea que consistiu em escolas e movimentos vários resultaram em duas grandes tendências: a filosofia analítica,e a filosofia continental. A divisão característica da filosofia moderna em racionalistas e empiristas foi abandonada.

A filosofia analítica, com origem no final do século XIX, foi mais acolhida no mundo de língua inglesa – e por isso, em uma referência à Inglaterra, foi denominada de filosofia da Ilha, e incluía o positivismo lógico e o pragmatismo. Foi em contraposição que surgiu o termo filosofia do continente, onde foram colocados a fenomenologia, o existencialismo, a hermenêutica, a Escola de Frankfurt, o marxismo, o estruturalismo e o pós-estruturalismo. Paulo Ghiraldelli busca mostrar as diferenças entre essas correntes, analisando o pensamento de seus principais ícones: Heidegger, Adorno, Horkheimer, Sartre, Foucault, Derrida, Donald Davidson, Frege, Russell, Wittgenstein e Quine.

Por fim, discutem-se as filosofias moral, política e da arte, em que Hegel e Danto se destacam ao ter seu pensamento analisado pelo autor. Ghiraldelli percorre tantos caminhos, correntes e filósofos para dizer ao leitor que a filosofia está em guerra: em guerra contra ela mesma. Não é à toa que a leitura é mais que interessante, é realmente instigante.

Sobre o autor: Paulo Ghiraldelli Jr. é doutor e mestre em Filosofia formado pela USP. É também doutor e mestre em Filosofia da Educação pela PUC de São Paulo. Livre-docente e Professor Titular pela Unesp, fez pós-doutorado em Medicina Social pela Uerj. Foi pesquisador na Nova Zelândia e nos Estados Unidos. Atualmente dirige o Centro de Estudos em Filosofia Americana (Cefa).

Ficha técnica

Título: A aventura da filosofia Vol. 2 - Heidegger a Danto
Autor: Paulo Ghiraldelli Jr.
Páginas: 157
Preço sugerido: R$ 39,00
Editora: Manole