Júlio Verne: literatura além da fantasia


... Mas nem tanto, afinal estamos falando de Jules Gabrie Verne Allote, autor das mais surreais e maravilhosas viagens feitas no seu fértil imaginário e felizmente ao alcance do nosso.

No livro Os Conquistadores, que certamente não figura entre os grandes clássicos de Verne, é feito um relato da enfervescência descobridora e empreendedora do séc. XV; navegações, descobertas, civilizações desconhecidas, guerras, conquistas e... tudo real! "Relato", escrevi linhas acima, mas, retificando meu próprio erro, trata-se de uma grande reportagem, uma "tradução" dos dados e documentos científicos e historiográficos para a fabulosa linguagem literária própria do nosso Velho Mestre.


Portanto, se você quer conhecer a história da América, as viagens de Américo Vespúcio, a perfídia conquistadora de Hernan Cortez, que subjugou o imperador Montezuma e seu grande reino Asteca, a chegada de Francisco Pizarro ao território Inca e a conquista sobre Atahualpa, o mito do Eldorado, a busca por tesouros lendários... enfim, a fuga da frigidez positivista dos nossos livros 'didáticos'... Leia Os Conquistadores e você terá história e uma aprazível leitura em suas mãos!