Pretensões


Uma leitura crítica de todos os elementos intrínsecos e extrínsecos a um determinado livro. É com esse objetivo que o blog Resenhas & Críticas [hoje Livreiro Nômade] está sendo criado. Quando eu digo 'fazer uma leitura' não estou me referindo somente ao meio linguístico (nesse caso, a palavra escrita), mas ao discurso imbricado em cada linha de um livro, o contexto em que ele foi escrito, relação com a vida do autor, dentre outros inúmeros fatores.

São nos momentos de ócio e improdutividade que as ideias surgem, e foi assim que comecei a pensar em construir um blog. A princípio cogitei abordar as atividades jornalísticas, construção de notícias e reportagens e assuntos afins (que correspondem mais à minha área). Mas resolvi mudar de ideia e migrar para um campo mais literário, com o qual também me identifico sobremaneira, apesar de não ter experiências acadêmicas. Creio que é esse caráter diletante que vai me aproximar um pouco mais de vocês: um leitor escrevendo para outros leitores. Ou melhor vários amantes da literatura interagindo; o fato de eu ter idealizado e construído o blog não faz de mim seu dono. A inteligência mais efetiva é a inteligência coletiva.

Quanto à temática do blog Resenhas & Críticas, para esta não há limites. Ou melhor, apenas um limite: livros. Acadêmicos, romances, comédias, clássicos, científicos... enfim, todo comentário que se refira à mais clássica mídia, ou até mesmo a trechos, capítulos de livros, são válidos.

Bom, finalizando, o espaço é de todos. caso queiram publicar textos aqui, entrem em contato. Como já foi dito, o espaço é livre. O Resenhas & Críticas será atualizado periodicamente, desde que existam textos prontos para serem publicados.

Desde já agradeço e... boa leitura.